Site ou Blog: quais são as diferenças?

Site ou Blog: quais são as diferenças? | Superbiz

Entenda as diferenças entre site e blog, quais são os conteúdos ideais para cada um e como utilizar o melhor modelo para a sua marca.

Tanto “blog” quanto “site” são termos frequentemente utilizados no mundo digital que correspondem a páginas na internet. Muitas vezes, inclusive, empregados como sinônimos. Ambos até possuem algumas semelhanças: demandam um domínio próprio (gratuito ou pago) e conteúdos de qualidade e, consequentemente, aumentam a relevância da sua marca.

No entanto, existem diferenças fundamentais entre sites e blogs que podem melhorar suas estratégias de vendas e o seu ranqueamento nos motores de buscas.

Diferentes conteúdos

A primeira e principal diferença entre site e blog é o tipo de conteúdo apresentado. Enquanto os sites sempre foram vistos como espaços mais “formais”, voltados para a apresentação e divulgação de produtos e/ou serviços, os blogs surgiram para o compartilhamento de opiniões dos usuários.

Nos primórdios da internet, era muito comum encontrar jovens registrando acontecimentos em forma de textos na web. Nessa época, os blogs costumavam ser apenas uma espécie de diário online no qual as pessoas dividiam ideias e pensamentos.

Com a popularização dos blogs, as empresas também começaram a ver o potencial de ter um espaço exclusivo na internet para se conectar com o seu público-alvo através de conteúdos explicativos relacionados à marca, dando início ao que chamamos de blog corporativo ou blog empresarial.

Tipo de estrutura

Outro ponto é a construção desses dois tipos de endereços. Mesmo com a existência de sistemas prontos de criação de sites, geralmente esse modelo requer um layout único e programação específica.

O blog, por sua vez, é feito exclusivamente em plataformas prontas. Ou seja, possui limitações de cadastramento de informações e no design do layout das páginas. Um dos gerenciadores mais conhecidos do mundo para o desenvolvimento de blogs é o WordPress, utilizado por 33% de toda a internet.

Frequência de atualização

A menos que você seja dono de uma agência de notícias, provavelmente seu site não precisará de atualizações constantes. Isso acontece porque um site institucional contém páginas com informações bem definidas de uma empresa, como “Quem Somos”, “Serviços”, “Produtos” e “Contato”.

Já um blog funciona quase como uma mídia social. Possui uma frequência de postagens definida e estimula a interação entre os usuários – o que pode fortalecer também canais como telefone e e-mail. O que determinará o seu sucesso é a qualidade do conteúdo oferecido.

Afinal: site ou blog?

A escolha depende do seu objetivo e dos seus recursos disponíveis. É importante reforçar também que os modelos não são concorrentes, mas complementares. As diferenças entre site e blog estão no tipo de conteúdo, construção da página e como ela será atualizada.

Não existe um modelo mais ou menos eficiente. Vale até investir nos dois ao mesmo tempo, caso eles atendam às suas necessidades.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários ou entre em contato com a equipe Superbiz! 🙂

Deixe uma resposta