5 formatos de conteúdos para alavancar o seu blog

Formatos de conteúdos para blog | Blog Superbiz

Confira alguns formatos de conteúdos que você pode produzir para o seu blog e conquiste mais clientes!

Investir na criação de um blog é uma das estratégias de marketing de maior custo-benefício atualmente. Afinal, essa é a melhor forma da sua empresa oferecer conteúdos de qualidade para seus usuários e convertê-los em clientes; além de ajudar no ranqueamento do seu site.

No entanto, elaborar um material relevante no formato certo para o público nem sempre é fácil. Enquanto alguns temas são mais profundos e demandam uma produção mais séria, outros podem ser transmitidos de um jeito mais leve e divertido. Sem contar que, muitas vezes, no dia a dia falta inspiração para encontrar pautas interessantes.

Pensando nisso, listamos alguns tipos de conteúdos para você impulsionar o seu blog, seja qual for o seu segmento.

Tutoriais

Os tutoriais são os famosos “passo a passo”. Você pode ensinar o seu usuário e planejar uma viagem ou ensinar receitas com o produto que você oferece, por exemplo. Geralmente, eles são estruturados em tópicos descritivos que seguem uma ordem lógica de ação.

Apesar de não “bombarem” assim que publicados, esses formatos de conteúdos para blog são atemporais. Ou seja: em qualquer época do ano alguém pode pesquisar sobre o tema no Google e acessar seu texto; gerando mais tráfego orgânico e melhorando o ranqueamento do seu endereço.

É importante pensar que talvez seja a primeira vez que o indivíduo tenta realizar aquela ação. Por isso, explique todos os detalhes de forma simples e use imagens em cada tópico.

Notícias

Que tal usar o seu blog para divulgar novidades sobre o seu segmento de atuação? Assim, você mostra que a sua marca está atualizada no mercado e ainda oferece um ótimo material para os seus clientes.

Acompanhe os principais portais e blogs relacionados à sua área e produza um conteúdo único. Sempre levando em consideração quais dados e informações são mais pertinentes para o seu público-alvo. Se possível, converse também com especialistas sobre o assunto para dividir aprendizados e opiniões profissionais.

Aqui, ao contrário dos tutoriais, as notícias devem ser publicadas enquanto são novas ou estão sendo comentadas para gerar tráfego. Com o passar dos dias, elas provavelmente perderão a quantidade de audiência.

Listas

O formato de lista faz bastante sucesso na internet. Isso acontece porque o texto é apresentado de maneira mais fluida e escaneável. Por ser mais fácil de ser lido, esse modelo costuma facilitar a compreensão até mesmo de artigos maiores e mais complicados.

Produzir uma lista é simples: basta escolher um assunto e dividir seu conteúdo em tópicos (como este, que você está lendo!). Se você é arquiteto, pode listar algumas tendências/apostas para o próximo ano; se atua no ramo de tecnologia, pode organizar uma lista de modelos de celulares que possuem as melhores câmeras. O que não faltam são temas para todos os tipos de negócios!

Estudos de caso

Melhor do que explicar sobre os seus serviços/produtos, é deixar que os seus consumidores satisfeitos falem por você. Vá além dos depoimentos comuns dos seus clientes e publique histórias reais de sucesso no seu blog.

Essa é uma maneira de comprovar a eficiência da sua marca diferente da publicidade tradicional e fazer com que os seus usuários se identifiquem com os entrevistados. Logo, lembre-se de explorar no texto quais eram as dores e problemas daquelas pessoas e como suas soluções ajudaram nessas situações.

Seus próprios lançamentos/resultados

Esse tipo de conteúdo é bem parecido com as notícias, entretanto, correspondem às suas atualizações e novidades internas. É a oportunidade ideal para você divulgar os lançamentos e bons resultados da marca.

Compartilhe informações sobre o seu novo produto, descreva como funciona um novo serviço ou conte como foi o evento que você organizou/participou. A ideia é transformar suas experiências em conhecimento e, principalmente, mostrar para o seu público como você e sua equipe têm trabalhado para aperfeiçoar seus serviços.

Em resumo, existe uma infinita variedade de tipos de materiais que podem ser desenvolvidos. Pronto para começar? Depois deixe nos comentários quais formatos de conteúdos para blog você pretende produzir! 🙂

E se você ainda não tem um site ou um blog empresarial, conheça nossos serviços e crie um com a Superbiz! Entre em contato com a nossa equipe clicando aqui.

Vale a pena conferir estes outros posts:

1 comentário sobre “5 formatos de conteúdos para alavancar o seu blog”

Deixe uma resposta