Programa de Afiliados: o que é e quais são as vantagens

Programa de Afiliados: o que é e quais são as vantagens? | Blog Superbiz

Entenda o que é, como funciona e quais são os benefícios de se cadastrar em um programa de afiliados

Não é novidade que nós, brasileiros, estamos sempre buscando novos jeitos de conseguir uma renda extra. O problema é que fazer isso muitas vezes exige tempo e investimentos que precisam ser conciliados com a nossa rotina.

Entretanto, hoje, com a internet, é possível trabalhar sem sair de casa e ganhar dinheiro por conta própria com pouco ou nenhum custo. Um exemplo disso são os programas de afiliados.

O que é um Programa de Afiliados?

Antes de tudo, um programa de afiliados (também conhecido como marketing de afiliados) tem esse nome porque consiste em uma associação entre duas partes para comercializar algum serviço ou produto. O objetivo principal é criar uma espécie de rede de vendas onde todo mundo ganha – as empresas aumentam as vendas dos produtos e os afiliados participam desses lucros.

A função do produtor é disponibilizar o item, que pode ser um e-book, um curso, mercadorias ou um determinado serviço. Já o afiliado o vende pela internet, sem se preocupar com a etapa de criação do material.

Atualmente existem diversas plataformas em que você pode trabalhar como afiliado. E o melhor: a maioria delas só exige como pré-requisito a sua disposição para alcançar bons resultados. Ou seja, você não precisa ter formação ou conhecimentos específicos na área em questão. Alguns programas inclusive disponibilizam todas as informações necessárias para auxiliar suas vendas de uma forma fácil e intuitiva.

Como funciona?

O primeiro passo é buscar por plataformas seguras e que oferecem produtos que se encaixam com o seu perfil ou que você tem interesse em promover. Feito isso, você se cadastra no programa de afiliados da empresa e divulga o produto nas suas redes sociais, site, blog, e outros. Posteriormente, quando um cliente fecha a compra, você recebe uma porcentagem dessa venda.

Alguns programas trabalham com um link personalizado que rastreia de onde veio a compra, para o caso de você colocar anúncios no seu site ou enviar ao cliente. Outros funcionam por meio do cadastro de indicações. Os lucros variam de acordo com a plataforma: cada uma determina os valores de comissão a serem pagos.

Quais as vantagens de um Programa de Afiliados?

A principal vantagem certamente é a oportunidade de ganhar dinheiro sem muitas dificuldades ou investimento incial. Praticamente todos os programas de afiliados possuem cadastro gratuito. O gasto que você pode vir a ter será somente com as estratégias de divulgação e venda – que você mesmo pode planejar.

Outra vantagem é que se trata de um trabalho autônomo que depende apenas da sua própria eficiência. Não existem metas a serem cumpridas, prazos ou gerentes. Você é quem faz as regras e organiza as tarefas, tendo em mente o quanto quer ganhar e em quanto tempo. Aliás, ser um afiliado pode até mesmo se tornar uma profissão dependendo do quanto você se dedicar ao serviço.

Além disso, tudo é feito pela internet, então é um processo rápido e prático. Contudo, isso não significa necessariamente pouco trabalho: você precisa encontrar pessoas efetivamente interessadas no que está sendo oferecido.

Como divulgar os produtos de forma eficiente?

A sua comissão vem do que é vendido. Por isso, é fundamental que você mostre a necessidade e as vantagens de adquirir aquele produto ou serviço. Essa é a parte mais difícil e também a que realmente vai te trazer lucros.

Basicamente, existem duas formas principais de anunciar seus produtos: através da divulgação orgânica ou paga.

A orgânica geralmente é feita com a produção de conteúdos sobre o assunto, oferecendo materiais e referências, ou até mesmo no diálogo com o possível cliente. O ideal é explorar todos os canais possíveis que sejam acessados pelo seu público consumidor.

Já a divulgação paga, como o próprio nome diz, é realizada por meio de mídias pagas – Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads – o que exige um certo nível de conhecimento e também investimento. A vantagem é que esses anúncios chegam a uma enorme quantidade de pessoas e geram mais chances de vender.

Enfim, ficou interessado em participar de algum programa de afiliados? Que tal conhecer o Programa de Afiliados Superbiz?

Qualquer dúvida, basta entrar em contato com a nossa equipe!

1 comentário em “Programa de Afiliados: o que é e quais são as vantagens”

Deixe uma resposta