O que é o layout de um site e como ele é desenvolvido?

Ilustração do processo de criação do layout de um site | Blog Superbiz

Aprenda o que significa o termo layout e como é o seu desenvolvimento na criação de um site

Quase tão importante quanto ter um site rápido e prático é fazer com que ele seja visualmente agradável para quem acessa. Não só isso: o usuário precisa encontrar tudo que procura sem dificuldade. É por esse motivo que você deve dar atenção especial ao layout do seu site na hora de produzi-lo.

Do inglês, o termo “layout” corresponde à forma como os textos e imagens serão organizados em uma página. Geralmente, ele é pensado por um profissional de design responsável por alinhar beleza, necessidade e usabilidade.

Isso significa criar um layout bonito, de acordo com a identidade visual do seu negócio e que atenda às demandas de funcionalidades do seu site.

Como é o processo de criação do layout de um site?

1. Briefing

O primeiro passo é descobrir o que o site precisa. Diante disso, é elaborado o briefing – um documento com a finalidade de registrar as necessidades do cliente e o que ele espera do projeto. Quanto mais detalhado for o briefing, melhor será a execução do layout.

É nessa etapa que você vai explicar ao designer quais páginas quer que o seu site tenha, como imagina a aparência dele e quais elementos são indispensáveis para o seu projeto.

Por exemplo: você precisa de um site institucional, um portfólio ou uma loja virtual? O objetivo do site é apresentar seus produtos e serviços ou funcionar como um cartão de visita? Seu conteúdo será mais visual ou escrito?

Se ainda não tenha essas respostas, não se preocupe! Um dos trabalhos da equipe de produção é, antes de mais nada, entender como a sua empresa funciona, quais são as necessidades dela e, a partir disso, propor os melhores caminhos para você alcançar seus objetivos no mundo virtual.

Aqui na Superbiz, o briefing é feito rapidamente por telefone: você responde perguntas preparadas com o intuito de identificar as exigências do seu site e a partir dessas informações nosso time de designers desenvolve um layout.

2. Desenho

Logo depois, as informações são repassadas para o designer. Ele será o encarregado de escolher as melhores cores, fontes, imagens e ícones, além de organizar todos os elementos na disposição mais eficiente de acordo com o seu negócio.

Esse processo é feito buscando inspiração em outras páginas da web; referências nos concorrentes do setor; e pesquisando tendências ou práticas que já dão certo nos sites do segmento. Dessa forma, é possível criar algo único e diferente, mas que segue as melhores técnicas e recursos disponíveis no mercado.

Nessa etapa, o designer entrega o desenho do seu site – ou seja: um esboço, em imagem, de como ele vai ficar. Aqui, se acaso não reprovar algo, você pode solicitar alterações e ajustes para adequar o projeto ao seu gosto. Geralmente, este desenho inclui três partes principais: topo, corpo da página e rodapé.

3. Execução

Por fim, é hora de dar vida ao layout aprovado. É nesse momento que o negócio sai do papel e ganha vida: as páginas escolhidas serão programadas para dar funcionamento ao site e torná-lo navegável.

Também é durante essa etapa que as seções são preenchidas com o conteúdo da sua empresa. Lembre-se de utilizar fotos com boa resolução e textos objetivos, atrativos e de qualidade. Afinal, de nada adianta ter um site bonito se o seu público não encontrar as informações que ele precisa lá.

Com o layout executado, enfim, seu site está pronto para ir ao ar e alavancar as vendas da sua empresa. Que tal?

Agora que você já sabe o que é o layout de um site e como ele é desenvolvido, vamos fazer o seu? A gente te ajuda nessa! Entre em contato com a equipe Superbiz.

Deixe uma resposta